quarta-feira, dezembro 9

"A leveza de uma rosa... acaba no espinho"

Rosa-Povo é uma das minhas músicas preferidas do Gonzaguinha, que para mim foi o maior músico e compositor que já houve no Brasil quando se fala de crítica social. Porém, o que eu noto é que o caminho é está longo demais para chegar ao espinho.

A música fala de como tratar o povo, pois um dia ele realmente pode se revoltar contra quem o mal trata. A questão é: quando o povo brasileiro realmente vai colocar seus espinhos para fora?

Décadas após o fim da ditadura militar e uma cena da tevê me choca: policiais montando cavalos e descendo o pau contra o povo que protestava por justiça.

O canalha do Arruda enfia dinheiro na meia, o povo protesta e policiais (que são funcionários públicos, ou seja, o dinheiro do salário deles vem do nosso bolso) usam e abusam da violência. O país está precisando de mudanças, mas a questão é: quando o povo, em massa, vai lutar por ela? Quando a alienação pública vai ser superada por lutas reclamando pela justiça? Se o cidadão tem o dinheiro para gastar na sua desejada cachaça do final de semana, que o governo lhe tire o resto. E o pior é o conformismo: "foi porque Deus quis"!

O Brasil está cada vez afundando num mar de lama. E pensar que eu estava animado em votar pela primeira vez.

Um comentário:

Guilherme Luis disse...

Acho que eles já estão conformados com isso, nem vão levantar e lutar por justiça mais